Uma ferramenta lançada por um pesquisador da PUC-Campinas promete dar alternativas para avaliar e aprimorar o Plano de Ações 2020/2035 das Bacias PCJ.
O plano foi lançado com o objetivo de garantir a sustentabilidade dos mananciais que compõem a região do PCJ, e tem sua primeira revisão prevista para 2026.
A ferramenta foi desenvolvida por Nilton Julião, que é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas, utiliza uma metodologia que avalia os impactos ambientais, sociais e econômicos de cada ação.
Julião explica que o método busca qualificar as propostas já levantadas pelo Plano das Bacias PCJ.
O pesquisador destaca que, ao ampliar o acesso ao Plano para as Bacias PCJ, a pesquisa também democratiza o debate sobre a importância de preservar os recursos hídricos.
A pesquisa é assinada pelo mestrando Nilton Julião, pelo professor-orientador Duarcides Ferreira Mariosa, e ainda por Orandi Mina Falsarella e o pesquisador do Instituto de Zootecnia do Estado de São Paulo e coordenador da Câmara Técnica de Conservação de Recursos Naturais dos Comitês PCJ, João José Assumpção de Abreu Demarchi.
Fotografia: Reprodução / EBC
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista