Ao vivo

notícias

23 de abril de 2024

MPT, Unicamp e Saúde firmam pacto contra subnotificação de transtornos mentais

Anúncio na Prefeitura divulga relatório que evidencia aumento dos casos entre 2020 e 2023

ouça a notícia

A Secretaria de Saúde de Campinas, o Ministério Público do Trabalho da 15ª Região (MPT-15) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) assinaram nesta terça-feira, 23, um termo de cooperação para a criação de políticas públicas integradas pela redução dos transtornos mentais e dos suicídios no ambiente de trabalho.

A cerimônia aconteceu na Sala Azul, do Palácio dos Jequitibás, com a presença massiva de servidores do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa).

Embora tão falado sobre as ações de combate a endemias e arboviroses, o Devisa deve ter papel fundamental na orientação de um projeto-piloto baseado nos Centros de Saúde Rosália e Vila Padre Anchieta.

As unidades vão ser as primeiras a aderir a um protocolo para atender casos de urgência e de emergência em saúde mental de trabalhadores, e assim combater a subnotificação dessas ocorrências.

A coordenadora do Devisa, Andrea Von Zuben, destacou a importância do que chamou de busca ativa pelas ocorrências de sofrimento mental no ambiente de trabalho.

Mário Antônio Gomes, procurador do Trabalho do MPT-15, disse estar otimista com os efeitos da iniciativa, já que as doenças mentais representam um problema silencioso no ambiente de trabalho.

Outro eixo de atuação do termo de cooperação será na universidade, ambiente onde para a professora do Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp, Márcia Bandini, o tema saúde mental ainda representa um estigma.

Márcia exalta que a parceria entre Unicamp e Prefeitura, deve marcar o estreitamento de laços entre as entidades, principalmente para o desenvolvimento de estudos e pesquisas nessa área.

Junto com a assinatura do termo, a Secretaria de Saúde também divulgou o primeiro boletim dos acidentes de trabalho segundo o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador).

Segundo o informe, o número de ocorrências desse tipo de acidente cresceu entre 2020 e 2023 em Campinas. No período, foram 4.568 notificações, sendo 2.923 associadas a acidentes de trabalho.

A assinatura do termo de cooperação também demarca que todos os 68 centros de saúde estão habilitados a fornecer informações sobre os caminhos de atendimento e de assistência.

 

Fotografia: Kevin Kamada / Rádio Brasil Campinas


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria