O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) celebraram na sexta-feira, 19, um acordo de cooperação técnica para o compartilhamento de conhecimentos e de aplicação na mediação de conflitos.
O acordo tem como principal objetivo aprimorar os mecanismos de resolução de conflitos por intermédio da conciliação. A previsão é que projeto fortaleça a eficiência e a celeridade na administração da justiça trabalhista.
O presidente do IBGE, Marcio Pochhmann, chama atenção para o ineditismo do acordo feito com o Tribunal Regional do Trabalho. Para ele, a instituição está preparada para o desafio.
O economista e presidente da autarquia federal admitiu que esse convênio pode ser o embrião de um programa em que pode-se formular um novo instrumento de combate às noticias falsas.
Para o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região, Samuel Hugo Lima, o convênio é uma oportunidade para que os juízes ganhem um novo mecanismo que deixem suas decisões mais próximos da realidade.
O desembargador enumera outros exemplos cotidianos que demonstram como o acordo do IBGE poderá oferecer mais facilidades na hora de formulação das sentenças.
O acordo estabelece obrigações para ambas as partes, incluindo o fornecimento de treinamentos em mediação de conflitos pelo TRT-15 aos servidores do IBGE, bem como o compartilhamento de dados e informações relevantes para o aprimoramento dos serviços prestados.
Fotografia: Divulgação / TRT-15
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista