Ao vivo

notícias

31 de agosto de 2023

Mulheres têm direito a solicitar uma doula antes e após o parto

Acompanhamento das profissionais não terá custos adicionais

ouça a notícia

A Câmara Municipal de Campinas aprovou na noite desta quarta-feira, 30, em votação final e de maneira unânime, um Projeto de Lei do vereador Gustavo Petta (PCdoB) e dos ex-vereadores Pedro Tourinho e Thiago Ferrari, que garante o direito das mulheres a terem o acompanhamento de doulas durante o parto e pós-parto em hospitais, maternidades e casas de parto públicas e privadas de Campinas.

A votação ocorreu com a presença de diversas doulas no Plenário. Para virar lei municipal, o projeto precisa ser sancionado pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos).

As doulas são profissionais capacitadas no apoio a gestantes, que atuam proporcionando conforto físico e suporte emocional e cognitivo as gestantes.

A proposta estabelece que basta a mãe manifestar o desejo de ter o acompanhamento para que as instituições de saúde onde o parto ocorrerá permitam a presença da profissional, sem nenhuma cobrança de custo adicional.

Vereadora da bancada de oposição, Guida Calixto (PT), teve uma sensação diferente ao votar o projeto até por aquilo que viveu na vida pessoal.

Para ela, todo o suporte deve ser dado a gestante em um momento especial e que deve evitar qualquer tipo de estresse.

O vereador Gustavo Petta (PCdoB), foi um dos formuladores do projeto e celebrou a sua aprovação, mas espera que os hospitais cumpram as determinações da lei aprovada pela Câmara Municipal.

O parlamentar considera que a lei tem um simbolismo muito forte.

O projeto de lei determina ainda que a presença da doula não pode ser contado como acompanhante da gestante. A mulher continua tendo direito a uma outra pessoa como companhia durante os procedimentos de parto.

 

Fotografia: Marcelo Camargo / Agência Brasil


Leia e ouça também: 

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Compartilhe essa matéria