O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) firmaram uma parceria inédita nesta quarta, 02.
A meta é viabilizar a colaboração e apoio mútuo entre as duas entidades para destravar projetos de inovação e que possam trazer soluções tecnológicas e inovadoras para a indústria em áreas como saúde, energia, meio ambiente e agricultura.
Dentre os quatro laboratórios do CNPEM está o Sírius, que tem um acelerador de partículas, é considerado a maior infraestrutura científica do país, com 68 mil metros quadrados.
O local está entre os três equipamentos mais avançados do mundo de 4ª geração para a análise de materiais orgânicos e inorgânicos. O laboratório é localizado em Campinas.
De acordo com as duas entidades, já existem projetos em andamento em áreas como as de fertilizantes, fibras, têxtil, aeroespacial, médico-hospitalar, automobilística e de petróleo e gás
Para José Henrique Toledo Côrrea, diretor da Regional Campinas, a parceria produz um momento único para a iniciativa privada aproveite todo o potencial do Laboratório Sirius.
Mas ele não esquece a necessidade de requalificação profissional para este novo momento.
De acordo com os pontos acertados no acordo, os associados ao CIESP poderão aproveitar as competências científicas e tecnológicas do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais como oportunidades de cooperação e prestação de serviço.
Reportagem: Elias Aredes | Fotografia: Divulgação / CNPEM
Leia e ouça também: