A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar encontra-se em estado de alerta. A direção do complexo anunciou nesta quinta-feira, 15, que existe a possibilidade de adiamento de cirurgias para os próximos dias.
O motivo principal é o momento crítico de desabastecimento de sangue no Hemocentro da Unicamp que, segundo a unidade, está com estoques perigosamente baixos. Diante disso, a possibilidade é a de realizar uma mobilização para aumentar o estoque de sangue.
De acordo com o administrador do Hemocentro, José Eduardo Baungartner, uma série de fatores colaboraram para a fase crítica no banco de sangue.
Responsável por atender a demanda de sete milhões de habitantes que residem em 88 municípios da macroregião de Campinas, o diretor do Hemocentro descreve os desafios que serão enfrentados até que o banco de sangue fique no nível satisfatório.
Diante deste quadro, o diretor do hemocentro recomenda que os doadores fiquem atentos aos locais de coleta de sangue.
Com exceção do tipo sanguíneo AB positivo, que tem estoques estáveis, todo os demais estão críticos, com disponibilidade para menos de um dia.
Em relação aos critérios de doação, podem doar pessoas que tenham entre 18 e 69 anos. Quem tem 16 ou 17 anos deve apresentar consentimento formal e presencial dos pais.
Além disso, pessoas com mais de 60 anos que nunca doaram não podem fazer pela primeira vez. Mais informações sobre doação de sangue podem ser acessadas no endereço hemocentro.unicamp.br .
Fotografia: Divulgação / Hemocentro
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista