notícias

17 de fevereiro de 2025

Situação e oposição usam frentes parlamentares para pautar propostas polêmicas

Mudanças no comando das comissões temáticas levam vereadores a explorar novos mecanismos para discutir problemas da cidade

ouça a notícia

Na Câmara Municipal de Campinas, a bancada oposicionista ao prefeito Dário Saadi (Republicanos) encontrou nas Frentes Parlamentares um espaço para emplacar temas  sensíveis a sociedade e para mostrar falhas de gestão do Poder Executivo.

As Frentes  Parlamentares têm a função de promover o debate com a população, instituições e representantes da sociedade. Está estipulado também que, ao final dos trabalhos, um  relatório encaminhará apontamentos, conclusões, sugestões e até políticas públicas sobre os temas debatidos.

A vereadora Paolla Miguel (PT) vai conduzir na Frente Parlamentar destinada ao enfrentamento da HIV/Aids.

Wagner Romão (PT), levará adiante a Frente Parlamentar pelo Meio Ambiente e enfrentamento aos efeitos das mudanças  climáticas. Na visão de Romão, os dois temas são próximos e devem ser abordados de  maneira conjunta e um espaço que oferece maiores possibilidades de debate.

Guida Calixto (PT), por sua vez, encaminhou a formação da Frente Parlamentar da Educação, algo que ganha importância após o PL tomar posse da Comissão Permanente de Educação, agora sob a presidência de Benê Lima (PL). Para ela, este será o espaço para  discutir temas prioritários, o que não será possível na nova formulação da Comissão de  Educação

O PSOL foi outra agremiação partidária que utilizou o expediente. Fernanda Souto vai  implementar uma frente de trabalho para cuidar da escala “6×1”. Mariana Conti continuará em seu mandato incentivar os trabalhos na Frente Parlamentar de Combate às Violências Relacionadas ao Trabalho.

A bancada governista também emplacou frentes parlamentares. Permínio Monteiro (PSB) fará uma frente para implementar o Hospital Veterinário. Outro grupo instalado será de Acompanhamento à Implantação do Trem Intercidades. A frente será presidida pelo  vereador Nick Schneider (PL).

 

 

 

Fotografia: Reprodução / Câmara Municipal de Campinas


Leia e ouça também:

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Compartilhe essa matéria