Os bons resultados do trabalho de arrecadação de impostos pela Secretaria da Fazenda em Valinhos vão proporcionar um recurso extra para os cofres da cidade em 2025.
São R$ 13 milhões a mais que estarão disponíveis para o próximo governo, por meio do chamado Índice de Participação dos Municípios (IPM).
Funciona da seguinte forma: toda a arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é centralizada pela Secretaria Estadual da Fazenda. Do total, 75% ficam com a gestão paulista e os outros 25% são repartidos entre as cidades.
Todos os anos, o governo do Estado produz um ranking, que mostra o quanto cada cidade contribui para a arrecadação total do ICMS em São Paulo.
No cálculo definitivo para 2025, Valinhos tem um avanço de 5,37% no índice, o que também significa que um valor maior é devolvido para a cidade.
A secretária municipal da Fazenda, Rebeca Leardine Quijada, destaca que o aumento de arrecadação reflete um trabalho de profissionalização e fiscalização.
Rebeca também aponta que o aumento de arrecadação contribui para consolidar a cidade como uma força relevante na economia estadual.
Atualmente, o ICMS representa mais de 17% da receita total de Valinhos.
Dos 20 municípios da Região Metropolitana, Valinhos ficou entre os 16 que conseguiram subir no IPM para 2025.
Entre todos os municípios paulistas, a cidade manteve a 48ª posição no ranking de distribuição de receitas do ICMS.
Fotografia: Reprodução / Prefeitura de Valinhos
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista