Ao vivo

notícias

11 de agosto de 2023

Vinhedo comemora colocação em ranking de cidades sustentáveis

Município ficou em décimo lugar no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, divulgado no final da última semana.

ouça a notícia

A enfâse em uma política voltada as questões ambientais e de cidadania começam a dar resultado na cidade de Vinhedo. O município chegou a décima colocação no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR), divulgado no final da última semana.

O levantamento mapeia a evolução dos 5.570 municípios brasileiros em direção à agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Da Região Metropolitana de Campinas (RMC), bloco regional formado por 20 municípios com população estimada de 3,2 milhões de pessoas, outros três municípios despontam entre as 50 mais sustentáveis do País.

Além de Vinhedo, aparecem Pedreira (4o lugar), Indaiatuba (14o) e Itatiba (50o). Já a vizinha Jundiaí, que não integra a RMC, está na nona posição.

De acordo com a ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima.

Outra meta é garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.Para o diretor de marketing da Prefeitura de Vinhedo, Rafael Faria, o resultado só foi possível em virtude de um esforço coletivo que envolveu toda a cidade.

Mas a prefeitura considera que existem pontos para serem aprimorados. E um dos principais é referente ao desperdício da água tratada e distribuída para toda a cidade.

Vinhedo teve um resultado final de 61,97 em uma pontuação máxima que pode chegar a 100 pontos. Entre os pontos analisados estão erradicação da pobreza, agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, água potável, saneamento e crescimento econômico, entre outros.

Entre os 50 cidades melhores do Brasil na questão do Desenvolvimento Sustentável, 42 cidades encontram-se no estado de São Paulo.

 

Reportagem: Elias Aredes | Fotografia: Prefeitura de Vinhedo


Leia e ouça também: 

Compartilhe essa matéria